Além de ser uma delícia, ainda faz bem para a saúde!
Segundo pesquisas realizadas na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, o sexo é bom para fortalecer o sistema imunológico, aliviar o estresse, combater dores e problemas cardíacos, regular os hormônios, perder calorias e até para melhorar a auto-estima. E tem mais: muitos benefícios acontecem durante a relação, mas outros dependem de uma prática constante, pois se intensificam com a repetição. Ou seja: quanto mais sexo se faz, melhor.
Bate Coração
O sexo, na realidade, é um exercício aeróbico, que pode fazer o coração aumentar suas batidas em até 50% durante o orgasmo. Essa mudança de ritmo causa a dilatação das veias e artérias e promove uma maior absorção de oxigênio pelo coração, o que diminui os riscos de infarto. Além disso, o "exercício" revitaliza o sistema endócrino, responsável pela produção de hormônios. As mulheres que fazem sexo pelo menos uma vez por semana produzem mais estrógenos do que as outras. Esse hormônio estimula a produção do HDL, o "bom colesterol", que ajuda a eliminar o LDL, o "mau colesterol". Ele também auxilia na hidratação de pele, evita a depressão e colabora na manutenção da densidade óssea.
Alívio Imediato
Não há dor que resista a uma boa noite de amor. Até mesmo aquela dor de cabeça ou nas costas que às vezes, as pessoas usam como desculpa para não transar, não resiste. O orgasmo é um analgésico natural porque libera endorfinas, substâncias produzidas pelo cérebro que podem funcionar como sedativo e provocam aquela sensação de relaxamento. Além das endorfinas, outro hormônio – a adrenalina – entra em ação durante o sexo, fazendo o papel de "combustível", para deixar o corpo cheio de energia. No momento do orgasmo, ela é descarregada no fluxo sangüíneo, fazendo o corpo relaxar e dando um fim a qualquer dor.
Super defesa
Como a relação sexual faz o corpo relaxar, o estresse diminui e isso, conseqüentemente, aumenta a imunidade do organismo. A explicação é novamente a adrenalina. Quando uma pessoa fica nervosa, este hormônio se espalha, tenssionando os músculos, aumentando a pressão sangüinea e fazendo o coração bater mais rápido. Esse conjunto de reações baixa e resistência e deixa o corpo exposto a males que podem ir de um simples resfriado até pressão alta e úlcera. O relaxamento depois do clímax, não faz a situação voltar ao normal na hora, mas quem tem uma vida sexual regular vai, aos poucos, se sentir menos estressada e assim fazer o sistema imunológico funcionar melhor. O sexo também protege as mulheres de uma das seqüelas da menopausa: a atrofia vaginal. Causada pela diminuição da produção de estrógeno, ela provoca a perda de elasticidade e lubrificação da vagina que, além de incomodar, aumenta o risco de infecções.
Feliz da Vida
É inegável que amar faz bem o coração e também à cabeça. As pessoas sexualmente ativas são menos agressivas e ansiosas porque ficam mais confiantes e decididas. E amantes felizes são bons companheiros, amigos e pais, pois têm tranqüilidade suficiente para aproveitarem a vida.
(Fonte: Revista Malu - edição extra - ano 2 - número 14 - Sessão Benefícios do Sexo)
Caso tenha algum artigo interessante, clique aqui e envie para nosso site.
Desde já a equipe Stella Alves agradece sua colaboração!
Um abraço, Muita paz, luz e harmonia
Stella Alves e equipe
|